Publicações

PUBLICAÇÕES

Pesquisas e Trabalhos Científicos - Lipossomas de Girassol:

Estudos in vitro e in vivo BIOMETIL - Lipossomas de Girassol

1.0.    RESUMO

Hoje, dentro da medicina estética, existem muitos tratamentos destinados ao combate de gordura localizada, e destacam-se as técnicas de Intradermoterapia e as de Infiltração Subcutânea de substâncias associadas que tem por objetivo reduzir as medidas do paciente, “queimando” a gordura localizada. O estudo original envolvendo Lipossomas de Girassol 5% em comparação às outras mesclas mais prescritas pela classe médica nos trouxe resultados muito interessantes, elegendo os Lipossomas de Girassol como melhor alternativa no tratamento de gordura localizada. Neste estudo foram investigadas atividade lipolítica, toxicidade e resultados do tratamento. Ao longo destes dois anos em que o produto vem sendo prescrito pela classe médica, os estudos se aprofundaram, e apresentamos neste artigo a evolução dos Lipossomas de Girassol 5% para Lipossomas de Girassol 6,8% + L-Carnitina 500mg/5mL. O produto evoluiu, e há dois anos consecutivos sustenta o título de melhor alternativa para o tratamento de gordura localizada, utilizando-se das técnicas de infiltração subcutânea.
Palavras-Chave: Intradermoterapia, mesclas, gordura localizada, obesidade.

2.0. INTRODUÇÃO

O foco deste artigo resume-se aos Lipossomas de Girassol 6,8%, sobre sua evolução como produto, e sobre as melhorias nos tratamentos de gordura localizada.
Hoje, uma das questões mais levantadas pela classe médica, é a questão da segurança das prescrições, da legalidade e eficácia dos produtos utilizados além das preocupações com a adesão aos tratamentos, o que obriga aos laboratórios de produção de medicamentos manipulados adequarem-se às necessidades atuais de mercado. Atualmente a fiscalização sobre documentação, legalidade e rastreabilidade dos laboratórios de manipulação de medicamentos injetáveis é muito rigorosa, sendo assim, as medicações produzidas certamente contam com qualidade e segurança, por isso tem-se a preocupação constante de melhorias no sentido de melhor atender aos médicos e conseqüentemente aos seus pacientes.
Muito se explora hoje em revistas, jornais e pesquisas científicas sobre as causas do acúmulo de gordura localizada: da agressão ao tecido celular subcutâneo, compressão do tecido conjuntivo, impedindo o transporte de nutrientes dos capilares sanguíneos e a remoção dos resíduos, isso produz ganho de medidas por retenção de líquidos e formação de triglicerídeos, e estes sem serem mobilizados para produção de energia, acumulam-se nas regiões de abdômen, parte interna das coxas, culotes e flancos, sendo estas as regiões mais tratadas pelas técnicas de infiltração subcutânea ou por Intradermoterapia.

3.0.    LIPOSSOMAS DE GIRASSOL 6,8%

Trata-se de um medicamento injetável manipulado sob prescrição médica que partiu da mesma concepção dos Lipossomas de Girassol 5%, mas com melhorias em relação à estabilidade, ação lipolítica e menor dor local. Os Lipossomas de Girassol 6,8% concentrado + L-Carnitina Estabilizada 500mg/5mL possui maiores ações lipotrópicas e conseqüentes maiores ações lipolíticas, e que associados ao efeito termogênico da L-Carnitina Estabilizada 500mg/5mL diminuem significativamente as medidas locais, com melhor adesão ao tratamento por menor dor local nas aplicações, maior estabilidade de medicação por não mais necessitar de refrigeração.

Físico-química dos Lipossomas

Lipossomas são sistemas altamente versáteis, pois suas propriedades físicas e químicas podem ser alteradas de acordo com requisitos farmacêuticos e farmacológicos, de modo a permitir o direcionamento específico e a liberação progressiva e controlada do fármaco encapsulado. Essas características conferem aos lipossomas maior eficácia terapêutica em relação a outras formas farmacêuticas. O fármaco encapsulado apresenta diminuição significativa da toxicidade e das interações medicamentosas, maior tempo de permanência na circulação e um mínimo de reações inflamatórias locais, além da potencialização do efeito profilático. Daí a idéia de incorporar aos Lipossomas de Girassol, a L-Carnitina Estabilizada 500 mg/5mL, que diminuem gradativamente o vacúolo de gordura dos adipócitos, tendo como efeito principal a redução da gordura localizada.

4.0.    EVOLUÇÃO DOS LIPOSSOMAS DE GIRASSOL 5% PARA LIPOSSOMAS DE GIRASSOL 6,8% + L-CARNITINA ESTABILIZADA 500 mg/mL


Em dois anos de aprofundamentos dos estudos em torno das propriedades lipolíticas dos lipossomas de girassol, perceberam-se em contato com a classe médica, em comparação às outras mesclas disponíveis e em relação ao próprio Lipossomas de Girassol 5%, que necessitavam os prescritores que o produto utilizado atendesse aos seguintes quesitos:
Melhor estabilidade farmacotécnica das preparações; Produtos já estabilizados para melhor dispensação, doses únicas, para diminuir riscos de erros nas mesclas, contaminação cruzada e agilidade no preparo; Menor dor e reações inflamatórias locais; Potencialização do efeito profilático; Maior efeito termogênico; Menor aparecimento de hematomas locais.
Em alguns relatos médicos de 10 sessões de lipossomas de girassol 5% e 6,8%, dieta alimentar balanceada (1800kcal-2100kcal) e rotina básica de exercícios semanais, pudemos observar as seguintes evoluções:


   5.0. DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

    Em comparação as outras mesclas para tratamento de gordura localizada, os lipossomas de girassol são hoje a primeira escolha da classe médica atuante na área de medicina estética. Nos relatos médicos de 2 anos de prescrições médicas pudemos observar que a eleição do tratamento começa pela não existência de efeitos adversos, menor dor local e melhores efeitos no mesmo tempo de duração, em comparação com outras medicações.
Além disso, os pacientes que apresentam algum tipo de sensibilidade a componentes usuais das mesclas usuais, ou alterações dos hormônios da tireóide apresentados em seus exames clínicos, tem nos lipossomas o tratamento eleito pelo médico, por não apresentar tais reações, por tratar-se de medicação com ação local em níveis de
AMPc, lipólise e quebra de triglicerídeos em ácidos graxos + glicerol, que serão transformados em energia, aproveitando a leve aceleração de metabolismo causada pela L-Carnitina Estabilizada a 500mg/mL.
Finalizando, conclui-se que devem ser respeitadas as dosagens usuais descritas pelas Farmacopéias e Literaturas, para todas as medicações prescritas para estes tratamentos, para que o risco não supere o efeito benéfico de tais aplicações.
E devido à excelente eficácia dos Lipossomas de Girassol 6,8% + L-Carnitina Estabilizada 500 mg/1mL no tratamento de gordura localizada, com
segurança de resultados, garantia de qualidade, e baixos índices de reações adversas, cabe a nós profissionais Farmacêuticos em P&D, orientarmos aos médicos prescritores das dosagens máximas recomendadas, protocolos de aplicações e sugestão de anamnese detalhada para prevenir os pacientes de exporem-se a riscos desnecessários.

6.0. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

HORCEL, F., JIMÉNEZ, L., NOWACKI,L., OTA, C.C.C Estudo da viabilidade de adipócitos humanos expostos a Lipossomas de Girassol e outros fármacos. Investigação in vivo e in vitro. Infiltração de Lipossomas de Girassol em tecido subcutâneo in vivo de ratos: avaliações clínicas, histológicas e toxicológicas. LITCH_ ELD LTJR, WILCOXON F 1949. A simplifyed method of evaluation dose-effect experiments. J Pharm Exp Ther 19: 388-397. ALMEIDA, R. S. P Orientador: BOTION, L.M. et al.;  Atividade lipolitica em adipócitos de ratos com esteatose ciências biológicas e agrárias departamento: fisiologia e biofísica. 2004. HAUN MCA. Prostaglandinas, prostaciclinas, tromboxano A2 e leucotrienos. In: Silva, P. Farmacologia. 4" ed. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan; 1994. p.124-35.

Pesquisa Completa:
Setor de Pesquisa e Desenvolvimento Biometil
Dra. Fabiane Horcel
cientifico@biometil.com

Hidrolipoclasia - Dr. Paulo Quirino

Resumo do Estudo do efeito dos Lipossomas de Girassol concentrado nas técnicas de Hidrolipoclasia.


Trechos Monografia: 

Dr. Leonardo Motta F. Ferreira

Gordura localizada: Comparativo entre Carboxiterapia e Lipossomas de Girassol

Orientador: Prof. Dr Afrânio Lamy Espolator

Resumo

 A Carboxiterapia vem sendo aplicada em diversas áreas para vários fins diferentes. Entre os atualmente aceitos é seu efeito da redução de gordura localizada.

Os lipossomas de girassol, substância injetável, recentemente introduzida no mercado, vem sendo apontada como uma excelente opção na redução efetiva de medidas da gorduralocalizada em diversas áeras do corpo.

Este trabalho tem como objetivo, atravéz do estudo de um caso clinico, iniciar um comparativo de resultado efetivo entre as duas técnicas. Assim iniciando um posicionamento da efetividade real entre as técnicas.

Palavras chaves: Carboxiterapia; Lipossomas de Girassol; Gordura localizada.

Produtos e Equipamentos utilizados

Carboxiterapia

Para este estudo foi utilazado equipamento Carbtek Advanced distribuida pela Estek comércio de produtos. Utilizado CO2 medicinal de origem da White Martins Gases Industriais S/A.

Lipossomas de girassol

Neste estudo foi utilizado uma mescla de Lipossomas de Girassol a 6,8% com L-Carnitina 500mg, em ampolas de 5ml. Fabricado e envazado pela Biometil, Lote 018003 LGLC, Registro 018006LGLC/3008. Fabricado em 30/08/2010 e validade de um ano. 

Protocolo de aplicacões

Foram realizadas medições sistematicas do peso corporal e dos joelhos com a paciente de pé, na linha central da patela. Sempre realizadas antes de cada aplicação e mais uma 1 semana após a ultima aplicação.

A paciente foi informada a não realizar nenhum outro metodo ou apicação com intensão de redução de medidas, lipolise ou perda ponderal. Informou ter seguido à risca o protocolo do trabalho.

Não foi utilizado nenhum método anestésico pré, per ou pós procedimento. Foi realizada assepsia com gaze estéril embebida em álcool 70. 

CARBOXITERAPIA

Foi aplicado um volume total de 20ml de CO2, por sessão, sempre no deposito de gordura da face medial do joelho direito. Este foi o volume máximo suportado pela paciente na primeira sessão. Foram utilizadas agulhas 0,30x13mm para aplicação

LIPOSSOMAS DE GIRASSOL

Foi aplicado 2ml da mescla de Lipossomas de girassol 6,8%, por sessão, sempre no deposito de gordura da face medial do joelho esquerdo. Foram utilizadas seringas de 10ml e agulas de 0,45x13mm (agulas de insulina).

Resultados

A paciente apresentou um resultado muito satisfatório com as aplicações. Ambos os procedimentos apresentaram resultados efetivos. Comparativamente o resultado dos Lipossomas de Girassol foram substancialmente superiores.

Carboxiterapia

Os resultados da Carboxiterapia ficaram sempre ligados ao peso total da paciente. Assim, com o ganho de peso da paciente os resultados se revertem parcialmente,

Tabela 1 – Resultados Carboxiterapia x Peso da paciente


Lipossomas de Girassol

Os resultados dos Lipossomas de Girassol foram notadamente superiores, e progressivos. Independentemente do ganho de peso da paciente. Também mostrou-se superior quando a paciente perde peso.

 

Tabela 2 – Resultados Lipossomas de Girassol x Peso da paciente

Discussão

Com base nos resultados obtidos neste trabalho, uma primeira impressão seria que a carboxiterapia teria resultado efetivo, em especial com a perda ponderal da paciente. E que com a manutenção no peso os resultados poderiam não ser perceptíveis e até mesmo com a recuperação do peso ponderal os resultados tendem a desaparecer. Ainda sim seria possível dizer, com base exclusivamente neste trabalho, que a carboxiterapia teria pouco ou nenhum resultado efetivo da perda de gordura localizada, e que o resultado obtido poderia ser atribuído exclusivamente a perda ponderal da paciente. Fica claro a contradição com inúmeros trabalhos anteriores, com múltiplos resultados muito mais satisfatórios com a carboxiterapia.

Os resultados obtidos com os Lipossomas de girassol os colocariam em destaque no que tange a resultados efetivos. Mostram efeito real, independente da perda, manutenção ou recuperação de peso da paciente. Seria este novo procedimento o ápice da medicina estética do tratamento da gordura localizada? Seria este o atual procedimento de escolha para o tratamento da gordura localizada?

Com este comparativo, não seria este o novo procedimento a ser protocolado como primeira escolha para o tratamento da gordura localizada? Até mesmo como tratamento inicial, pré-cirúrgico, no intuito de diminuir medidas e melhorar a tensão da pele para otimizar os resultados da lipoaspiração e da dermolipectomia.

Com este estudo de caso clinico, não seria o momento de iniciar novos trabalhos para delinear a real superioridade dos lipossomas de girassol de uma vez por todas?

Acredito que atravez desde relato de caso fica clara a superioridade dos lipossomas de girassol sobre a caboxiterapia no tratamento e resolubilidade da gordura localizada.

Conclusão

Sendo este um relato de caso clinico, fica exposto apenas resultados provenientes de apenas um paciente. Assim fica impossivel determinar com clareza a efetividade dos tratamentos. Apesar da carboxiterapia ter tido resultados muito pouco satisfatórios em comparação aos lipossomas de girassol; tem a favor múltiplos trabalhos anteriores com resultados muito mais satisfatórios. Não há duvidas que este procedimento é efetivo estatisticamente comprovado.

Mesmo este trabalho tendo uma forte conclusão em favor dos lipossomas de girassol. Apresentando este procedimento como o novo passo da descoberta de novos lipoliticos, cada vez mais eficientes e com melhor resultado efetivo. Ainda sim, como relato de caso clinico, este é apenas a porta de entrada para novas e mais elaboradas pesquisas com esta substãncia para mostrar e sua real efetividade na população geral.

Apresentados aqui apenas alguns trechos da monografia do Dr. Leonardo Ferreira. Mais informações: cientifico@biometil.com

Mídia:





        Em matéria para revista Cláudia, nossa colaboradora, Dra. Célia Beatriz David, Médica atuante em medicina estética em São Paulo, CRM 24531, a revista CLÁUDIA publicou reportagem sobre opções de queima de gordura localizada e perda de peso e medidas, citando os Lipossomas de Girassol 5% BIOMETIL.


REVISTA PLÁSTICA E BELEZA

ED. SETEMBRO 2009




 

<<